terça-feira, 24 de setembro de 2019

OFICIAL | É CÍRIO OUTRA VEZ - GODOFREDO VIANA


A apresentação do cartaz oficial anuncia que é Círio outra vez. Na noite desse domingo 22 de setembro, aconteceu a Missa de Envio na Igreja Matriz com a presença de centenas de fiéis vinda de todas as comunidades da paróquia. O tradicional ícone da festa foi distribuído a cada representante das comunidades e pastorais acompanhado da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que será usada nas visitas nas famílias no período de 23 de setembro a 04 de outubro seguindo a programação da festa.
Assim como em 2018, o cartaz foi produzido pelo jovem Gledson dos Santos, que construiu a arte de acordo com as orientações da Coordenação do Círio 2019.




Descritivo do Cartaz Oficial do Círio de Nazaré 2019


Os elementos que compõem o cartaz retoma ao tema da festa desde ano: Batizados e enviados com Maria em missão. O mês de outubro de 2019 foi decretado pelo Papa Francisco como Mês Missionário Extraordinário por isso o tema da festa do círio elenca a missão dada por Cristo e recebida como dom gratuito no batismo: “Ide e fazei discípulos meus, todos os povos até os confins da terra”. O logo missionário mostra uma cruz missionária cujas cores tradicionais lembram dos cinco continentes. A cruz acolhe o mundo e favorece o encontro entre os povos, a comunicação entre as pessoas e com a Igreja Universal, como se fosse um link, criando laços entre os povos.


A imagem da Virgem Maria em destaque representa o ícone principal da festa, recordando o semblante da jovenzinha de Nazaré agraciada por Deus e escolhida para ser a Mãe do Salvador. As cores predominantes azul e branco foram escolhidas pela coordenação como referência do Círio desde ano que celebra 43 anos de fé e devoção na cidade de Godofredo Viana.

Ao fundo ofuscado, a multidão de fiéis que cercam a berlinda na procissão do Círio em frente a Igreja Matriz cercada pelas palmeiras que enfeitam a praça Dom Guido Maria Casullo, marcando a presença viva da natureza, obra do Deus criador. O verde das palmeiras recorda o chamado para o Sínodo da Amazônia convocado pelo papa Francisco.

Decretado oficialmente, desejamos a todos os godofredenses e aos que de longe acompanham, um ótimo círio e que Nossa Senhora de Nazaré abençoe todos os lares e suas famílias. Amém!

Conheça a história do Círio de Nazaré em Godofredo Viana

Texto: Gledson dos Santos Ferreira

PASCOM
Pastoral da Comunicação

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Círio de Nazaré| Já escolheu os padrinhos para seu filho!?

Festa do Cirio de Nazaré está chegando e muita gente quer apresentar seus filhos para ser batizados.
Mas, que pessoas escolher para ser padrinhos de meus filhos!?
Escolher padrinhos não é uma tarefa fácil. Não basta ser da família, amigo ou vizinho. É preciso saber que a igreja possue critérios que devem ser considerados na hora de batizar a criança.
Sempre surgem dúvidas, e cada caso tem uma realidade diferente.

VAMOS TENTAR AJUDAR VOCÊ A ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE IMPORTANTE PAPEL NA VIDA DO SEU FILHO.

O padrinho é uma testemunha do batismo que se compromete a acompanhar o crescimento espiritual da criança, ajudando os pais na educação da fé e nas  virtudes do bom cristão, dando conselhos e bons exemplos de vida para que a criança cresça e amadureça seguindo os costumes de sua fé. Por isso os padrinhos precisam ser pessoas bem próximas da família e especialmente da criança a ser batizada. Que tenha uma certa intimidade e contato com a vida da criança para que ela cresça na presença dos pais e padrinhos.

Além disso a igreja recomenda que:
Os pais sejam batizados na igreja católica, pois como poderão ser exemplos para os filhos se eles mesmos não seguem os costumes da fé!?
Se a criança já tem mais de 7 anos de idade e ainda não foi batizada, ela precisa estar participando da catequese para ser batizada.
Os padrinhos também devem ser pessoas batizadas na igreja católica, participantes da comunidade, frequentar a igreja, ter mais de 16 anos e já ter feito a primeira comunhão. Afinal, serão exemplo a ser seguido pelos afilhados.
Para ser padrinhos deve ser solteiros ou casados na igreja católica. Só o casamento civil não basta. Rapaz, Moça, viúvo e viúva não tem problema nenhum.

PENSE BEM E ESCOLHA BONS PADRINHOS PARA SEUS FILHOS.