Festa do Cirio de Nazaré está chegando e muita gente quer apresentar seus filhos para ser batizados.
Mas, que pessoas escolher para ser padrinhos de meus filhos!?
Escolher padrinhos não é uma tarefa fácil. Não basta ser da família, amigo ou vizinho. É preciso saber que a igreja possue critérios que devem ser considerados na hora de batizar a criança.
Sempre surgem dúvidas, e cada caso tem uma realidade diferente.
VAMOS TENTAR AJUDAR VOCÊ A ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE IMPORTANTE PAPEL NA VIDA DO SEU FILHO.
O padrinho é uma testemunha do batismo que se compromete a acompanhar o crescimento espiritual da criança, ajudando os pais na educação da fé e nas virtudes do bom cristão, dando conselhos e bons exemplos de vida para que a criança cresça e amadureça seguindo os costumes de sua fé. Por isso os padrinhos precisam ser pessoas bem próximas da família e especialmente da criança a ser batizada. Que tenha uma certa intimidade e contato com a vida da criança para que ela cresça na presença dos pais e padrinhos.
Além disso a igreja recomenda que:
Os pais sejam batizados na igreja católica, pois como poderão ser exemplos para os filhos se eles mesmos não seguem os costumes da fé!?
Se a criança já tem mais de 7 anos de idade e ainda não foi batizada, ela precisa estar participando da catequese para ser batizada.
Os padrinhos também devem ser pessoas batizadas na igreja católica, participantes da comunidade, frequentar a igreja, ter mais de 16 anos e já ter feito a primeira comunhão. Afinal, serão exemplo a ser seguido pelos afilhados.
Para ser padrinhos deve ser solteiros ou casados na igreja católica. Só o casamento civil não basta. Rapaz, Moça, viúvo e viúva não tem problema nenhum.
PENSE BEM E ESCOLHA BONS PADRINHOS PARA SEUS FILHOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário